04 janeiro 2015

Resenha: O Lado Bom da Vida

Titulo: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Páginas: 159
Ano: 2013

Escolhi como primeiro post do ano uma resenha, depois de ficar séculos sem ler um livro eu finalmente conseguir começar uma leitura e concluir, prometi para mim mesma que nas férias da faculdade eu ia me dedicar a ler algum livro, foi quando uma amiga me emprestou o livro O Lado Bom da Vida. Assim como o titulo o livro é lindo e eu não poderia deixar de compartilhar com vocês.



O Lado Bom da Vida conta a história do Pat Peoples um  ex-professor de 34 anos que fica internado em uma clínica psiquiátrica, ele não se lembra de absolutamente nada e nem como foi parar lá, a única coisa que ele tem certeza é que ficou no "lugar ruim" por meses mas que na verdade foram anos. Logo após sua saída do "lugar ruim" com a ajuda da sua mãe Jeanie tudo que Pat pensa é em se tornar um homem melhor para sua mulher Nikki e  finalmente por fim no "tempo separados". Sair do lugar ruim parece ter sido bom para Pat, mas ele ainda vai enfrentar muita coisa para tentar ter sua saúde mental de volta. Além de ter que começar reorganizar a sua vida vendo "o lado bom da vida" ele vai ter que reconquista sua mulher Nikki, seu Pai que mal fala com ele,  seu irmão Jake que ele não ver há muito tempo e seus amigos.


Pat só pensa na reconciliação com Nikki para isso ele tem que esta em forma, por isso faz várias séries de exercícios , além de ler todos os livros que a Nikki ensinava para seus alunos. Sua mãe Jeanie é adorável e faz de tudo para ajudar o filho, diferente do pai que sempre esta ignorando, e a única forma aproximação que eles tem é quando  estão torcendo pelo time de futebol americano Eagles. Pat costuma ter surto de memórias que te deixam bem confuso, ele procura entender porque seus pais sempre brigam, sua mulher nunca tenta encontra-lo para uma reconciliação, seu irmão e seus amigos tentam esconder o que aconteceu enquanto ele estava no lugar ruim. O amigo Ronnie resolve convida Pat para um jantar como reaproximação, nesse jantar Pat conhece a cunhada do Ronnie, a Tiffany, que também tem problemas mentais, ela é um pouco estranha e não é de muita conversa, porém é uma mulher bonita, divertida e as vezes engraçada, depois de criar várias confusões para Pat ela vai se torna uma nova companhia e vai ajuda-lo a ter sua memória de volta.

Sobre a Leitura: No começo do livro eu não tava entendo nada do que se tratava, mas no segundo capitulo eu fui começando a entender que o Pat estava narrando a história pois o livro é como se fosse o diário de Pat, eu até pesquisei sobre o livro e muita gente achou a mesma coisa, por ser narrado pelo Pat e ele ter problemas mentais, é por isso que no começo é uma leitura embolada que talvez algumas pessoas já pensem que o livro é desses cansativo. O livro também é como uma reflexão para Pat, ele sempre relembra o passado e depois volta para o presente, por ter perdido boa parte da memória e não lembrar de nada o passado dele ele acha que foi algo recente então complica tudo rs. Tem também umas frases lindas que o Pat fala e sempre vendo "O lado bom da vida" amei isso no livro. Na minha opinião a leitura em sí é excelente, tirando a parte que ele fala muito detalhes das jogadas de futebol americano e como eu não entendo nada eu não gostei muito rs. Enfim uma leitura simples e de reflexões. Pat consegue fazer você torcer por ele, e ver o tal lado bom da vida.


Frases do Livro 
"O mundo encontrará várias e várias maneiras de te machucar, mas você vai encontrar uma pessoa que te traga tanta felicidade e que te ame tanto que as feridas do mundo não vão mais te atingir, porque ela te protege, ela te ama, e acima de tudo você ama ela." 
"Sempre haverá uma parte de mim que será detestável. Mas eu gosto disso"
Até a próxima resenha. ~ Beijos ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário