21 novembro 2015

Compartilhe amor, #DoeSangue

Olá amores, tudo bem?.. 

O post de hoje é mais uma blogagem coletiva, porém com um teor voltado para o social, pra começar essa postagem tem a ideia de incentivar as pessoas na doação de sangue, pois dia 25 de Novembro é o dia nacional do doador de sangue. Mas quando eu comecei a escrever e rescrever aqui o nome do tema "compartilhe amor" lembrei, que coincidência esse tema justamente neste mês em que mais se ouviu foi as palavras guerra, morte, destruição e compartilhar amor, mais amor, mais solidariedade. Mas será que basta copiar um texto enorme sobre a importância do amor no mundo para mudar a sociedade? obviamente não!

Sei que boa parte dos acontecimentos infelizmente não podemos fazer nada para impedir o que já esta feito, mas o que não aconteceu podemos sim impedir. O que adianta você protestar através de textos e hashtag como forma de apoio, mas você nunca levantou a bunda do sofá pra fazer uma simples do(ação). Não vamos mudar o mundo, não vamos mudar o pensamento de uma sociedade hipócrita, não vamos...chega do negativismo, vamos começar cada um a fazer sua parte do que pode e se não pode existe pedir ajuda a quem pode. Mas não vamos deixar como estar.

Aproveitando aqui e ainda falando sobre doações, compartilhem em seus respectivos blogs postos de doações de água mineral para Mariana/MG. Infelizmente não achei postos de doações em minha cidade. É uma pena mesmo, pois toda ajuda de todo lugar é sempre bem vindo, mas se procurar a Cruz Vermelha Brasileira de Salvador, certamente terá informações de como podemos ajudar. Fica aqui o incentivo para cada blog divulgar postos de doações de sua cidade.  

E voltando ao assunto doações de sangue deixo aqui o link (www) de postos de doações de sangue em Salvador, fique atento também para quem pode doar ou não.





Critérios básicos para quem pode doar sangue
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional:
- Carteira de Identidade
- Cartão de Identidade de Profissional
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Carteira Nacional de Habilitação
- Passaporte
- Será aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que:
Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal (veja o formulário de autorização)
- Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Para saber mais informações sobre os critérios de quem pode e não pode fazer a doação clique aqui. 


Para mais informações sobre o local de doações de sangue de sua cidade procure no site da Secretaria de Saúde. Aqui em Salvador tem o Hemoba, no site tem diversas informações sobre doações, locais que podem doar em Salvador, quem pode doar e entre outras informações não só sobre doações de sangue mas como Medula Óssea e Plaquetas. No site também indica como esta o estoque de cada tipo de sangue e deu pra perceber que estamos precisando de muitas doações, existe também o aplicativo que indica ao doador  a necessidade de sangue e como ele pode esta fazendo a doação. Simples, fácil  e rápido. Então como a campanha do Hemoba diz. "Doe alegria, doa sangue".  Doe vida. ;)

Eu amei fazer a blogagem coletiva deste mês, não só pelo incentivo social, mas também por fazer parte de compartilhar essa campanha que precisa ser mais divulgada, as pessoas precisam ter mais conhecimento sobre doações de sangue e sobre o que podem fazer para ajudar. Só quem precisa ou precisou um dia sabe o que é doar sangue, e eu já precisei e sei, a sorte foi ter uma pessoa da família pra doar, mas nem sempre temos a sorte de ter uma pessoa próxima pra ajudar. Se cada pessoa da sua família doar, imaginar quantas famílias vocês vão poder ajudar e quantas vidas salvas. Por isso nesta semana de doações, procure um posto mais próximo de você e doe sangue, doe esperança, doe vida.

Esta postagem faz parte da blogagem coletiva do grupo As Migas, quer fazer parte? clique no na imagem abaixo e participe.

Taciane Souza
Até a próxima postagem.
Me acompanhe nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário