12 outubro 2013

Apanhador ou Filtro dos Sonhos, Conhecem?

Oi people!, Já ouviram ou viram  falar do apanhador ou filtro dos sonhos? Com certeza já viram em fan pages do Facebook, ou na rua vendendo como decoração ou brincos, mais muitos nem sabem o significado desse objeto, pois é, esses dias eu tava lendo sobre ele e então quis compartilhar com vocês o que eu aprendi, quer saber mais?, confira a história do Apanhador/Filtro dos Sonhos.

Ele tem vários nomes como, Filtro dos Sonhos, Apanhador de Sonhos, Espanta Espíritos, ou Caçadores de Sonhos, e em inglês dreamcatcher. É um amuleto da cultura indígena ojibwa (ou chippewa) dos EUA, por lá quase todas as tribos incorporaram esse objeto como tradição, nele consiste um aro construindo com uma vara de salgueiro chorão (é o nome de uma árvore) a qual são pendurados vários fios formando assim uma sorte de teia de aranha e propositalmente irregular, segurando algumas penas e outros objetos de significância especial. No filtro dos sonhos o círculo representa o ciclo da vida, a teia são os sonhos que tecemos e as energias existentes no mundo, também podendo conter pedras místicas e pena.


Para essa tribo era fundamental decifrar sonhos,  eles acreditavam que a tarefa mais importante na vida das pessoas durante sua passagem pela Terra era aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos. Há duas lendas sobre essa história, a primeira é que a grande mãe búfala desceu a terra e pediu a Xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro, passando pelo furo central e assim os primeiros raios de sol a energia se dissipava, em outra lenda diz que uma india idosa costumava ver uma aranha todos os diz fazendo uma teia bem próximo a sua cama, até que um dia seu neto viu e resolveu mata-la a idosa não permitiu, fazendo assim que a aranha agradecesse prometendo lhe dar uma teia, no diz seguinte, no nascer do sol em sua janela, pedindo também que a idosa presta-se atenção para aprender como fazer, porque a teia era mágica e capturava sonhos e energia ruins. Acreditava-se que a noite o ar carregava as energia, sonhos e pesadelos trazendo mensagens, deixando apenas os sonhos bons passar e prendia os ruins na teia, como se fosse filtrar no ar. Existem outras lendas mas nenhuma podem se afirma, pois ela se perdeu com o tempo e ficou apenas a tradição. Hoje o apanhador de sonhos serve como adereço de decoração, acessórios e até tatuagem. E claro um amuleto da sorte.










 


E ai o que acharam dessa história? eu achei fantástico e já quero o meu apanhador de sonhos para decoração e como acessório. Bem legal não? e você já tem seu apanhador de sonhos? Comentem.


Xoxo Taci! :)

Follow-me!  Fan Page - Twitter - Instagram









6 comentários:

  1. Adorei saber um pouco mais sobre a história...
    Tenho um e amo ! ^^
    As tatoos são linda =)
    Seguindo beijos S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmella, também achei super interessante essa história, estou a procura de um hehe, e as tattos serve como inspiração, adorei essas, achei cada uma lindas viu rs, Obrigada, bjoos

      Excluir
  2. Acho lindo, o significado e simbolo em si.

    Tem selinho pra você lá no blog.
    Beijos!
    http://primaverasdeoutubro.blogspot.com.br/2013/10/selinho-blog-versatil.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é um significado muito bonito mesmo, achei sensacional rs, Obrigada pelo selinho *-*, grande bjoo!

      Excluir
  3. Já amava o símbolo...agora que sei a historia fiquei completamente apaixonada!!!!!!!

    Seguindo!!

    Bjss

    http://www.cidadedasauroras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre achei o simbolo bonito, mas não sabia do que se tratava, sempre vejo imagens de tattos, então resolvi saber mais também o significado de um simbolo tão bonito. Obrigada Jessica, seguindo tbm, bjooo!!

      Excluir