13 junho 2013

Dicas de livros para estudos pré-vestibulares

large

Olá pessoal, hoje preparei um post bem especial para nós estudantes. Comecei meu cursinho pré-vestibular recentemente, e estou adorando apesar que fico mas sem tempo aqui no blog. Estou amando, e de uma certa forma sentido que estou crescendo, amadurecendo, sei lá, mas parte de mim senti isso, logo logo concluo meu ensino médio, e se Deus permiti estarei na faculdade ano que vem, estou muito feliz com essa minha nova fase. E como eu sempre faço aqui no blog, preciso compartilhar com vocês mais esse sentimento, mas essa mudança. Enfim vamos ao que interessa, o post de hoje, eu selecionei alguns dos livros de literatura que podem cair no enem, ou no vestibular das faculdade federais. E preciso dá os créditos a minha professora de Literatura que é por sinal excelente. Para o pessoal de Salvador, que vai fazer o vestibular da Uneb ou Ufba fiquei ligados nessa dica também.

1- Além de Esta de Helena Parente Cunha - Livro de Prosa e Poesia

Sinopse: Vesti-me com a luz pendida nas espumas que mais brancas, nas ondas que mais ondas descontei o meu ficar, nas pedras depois das pedras meu deixar-me por deixar, nos azuis de mais que azul meu estar-me além de estar.

2 - Tenda dos Milagres de Jorge Amado - Uma das histórias excelente do Jorge Amado

Sinopse: Na "Tenda dos Milagres", na ladeira do Tabuão, em Salvador, onde o amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato Pedro Archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia. Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua A história é contada retrospectivamente, em dois tempos. Em 1968, a passagem por Salvador de um célebre etnólogo americano admirador de Archanjo desencadeia um revival de sua vida e obra. Para a comemoração do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático. Contrapondo-se a essa apropriação política da imagem de Archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista.

3 - O Largo da Palma de Adonias Filho

Sinopse :  O Largo da Palma é uma obra composta por seis novelas do escritor baiano Adonias Filho: A moça dos pãezinhos de queijo, O largo de branco, Um avô muito velho, Um corpo sem nome, Os enforcados e A pedra. Situando suas tramas nos arredores do largo que dá nome ao livro, Adonias mistura o sagrado e o profano, o urbano e o rural, o erudito e o popular.
No começo da primeira novela, o autor faz uma descrição do Largo da Palma: "Cercam-no casarões antigos que abrem passagens para as ruas estreitas e para uma ladeira pequena e torta que também se chama da Palma. E, se o largo e a ladeira são da Palma, é porque lá está a igreja que lhes empresta o nome. Humilde e enrugadinha, com três séculos de idade, nada ali acontece que não testemunhe em sua curiosidade de velha muito velha".

4 - A morte e a Morte de Quincas Berro D' Água

Sinopse:

Numa prosa inebriante, que tangencia o fantástico sem perder o olhar aguçado para as particularidades da sociedade baiana, Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares, vulgo Quincas Berro D'água, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade.

5 -  Macunaíma de Mário de Andrade

Sinopse : Mario de Andrade publicou Macunaíma,o herói sem nenhum caráter em 1938. Por falta de editora,a tiragem do romance foi de apenas oitocentos exemplares, mas o livro foi festejado pela crítica modernista por sua inovação narrativa e de linguagem. Poeta, contista, romancista, cronista e critico de arte, o escritor iniciou sua carreira em 1917 com o livro Há uma gota de sangue em cada poema. Sua segunda obra, Paulicéia desvairada, também de poesia, foi publicada em 1922, ano em que Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna de São Paulo. Com Macunaíma, a editora Agir inicia a publicação da obra fundamental para de compreender a literatura brasileira do último século - e de hoje.

6 - A Correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queiroz

Sinopse: Este livro divide-se em duas partes: Memórias e Notas, um saboroso perfil ´biográfico´ de Fradique, peça de humor clássico e refinado, e As Cartas de Fradique, onde Eça traçou em vastas e alvas folhas de linho, com pena de ganso, um painel notável de sua época. Apesar de ver a vida como uma ´escura debandada para a morte´, Fradique acreditava que era possível debandar com arte, graça, estilo e, acima de tudo, bom humor.

E ai galera já sabiam que esses livros costumam cair no vestibular?, essa foi algumas dicas em especial para galera de Salvador que vai tentar na Ufba e Uneb. Se vocês gostarem e quiser mais dicas de livros para o pré-vestibular, eu farei outro post bem legal, tem outros livros, e alguns filmes que na minha opinião é outra maneira ótima para entender um pouco de história. Então fiquem ligada logo mas tem outras dicas aqui para vocês.
Xoxo Taci!

4 comentários:

  1. Oi, Taci!
    Bem, nessa lista eu incluiria A hora da estrela, de Clarice Lispector que cai bastante e Capitães de arei de jorge amado. Mas como varia muito o vestibular em cada estado, cai no ENEM tbm. Gostei do post!
    beijoos
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ps: Seu novo layou está lindo!

    ResponderExcluir
  3. Capitães de Areia sem dúvida já li e tenho até o filme, sou super fã de Jorge Amado depois que li esse livro, esse da Clarice Lispector eu não sabia, mas na próxima lista posso esta colocando ele aqui. Obrigada pelo dica Carol, que bom que gostou. Bj

    ResponderExcluir
  4. Ahaha, mudei e já estou querendo muda novamente, mas vou segura essa vontade rs. Também adorei o seu esta ótimo e seus posts ainda mais *-*

    ResponderExcluir